Cultura




Recomendamos alguns filmes que abordam temas relacionados a deficiências, tais como:

À Primeira Vista
Direção de Irwin Winklers, com Val Kilmer e Mira Sorvino. O filme conta a história de um casal apaixonado, com um detalhe em especial: ele é cego. Até que um novo tratamento experimental que pode fazer com que ele enxergue novamente muda completamente suas vidas.
Amargo Regresso
Direção de Hal Ashby, com Jane Fonda e Jon Voight. Através de um casal, o filme mostra um painel realista dos efeitos causados pela Guerra do Vietnã nos Estados Unidos.
Asas da Liberdade
Direção de Alan Parker, com Mathew Modine, Nicolas Cage. Ex-combatente do Vietnã é internado com problemas psicológicos. A única ajuda vem de um amigo de infância
Blink – Num Piscar de Olhos
Após muitos anos de espera, Emma Brody consegue recuperar a visão. A cirurgia dá certo, mas os efeitos colaterais a fazem enxergar coisas com um dia de atraso. Entre na intrigante história de Emma Brody e obtenha as respostas...num piscar de olhos.
Dançando no Escuro
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, Dançando no Escuro é uma das obras-primas do polêmico cineasta Lars Von Trier (Dogville). Esta edição especial apresenta o filme no formato widescreen anamórfico, com mais de uma hora de extras, incluindo o documentário inédito Os 100 Olhos de Lars Von Trier.
Dr. Strangelove/ Dr. Fantástico
Direção de Stanley Kubrick, com Peter Sellers. Misto de comédia de humor negro e sátira, reflete as paranóias e maneirismos da Guerra Fria.
E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?
Direção de Joel Cohen, com George Clooney e John Turturro. Um trio de foragidos da prisão parte na aventura de suas vidas, buscando retornar aos seus lares e escapar de um policial que pretende prendê-los novamente.
Feliz Ano Velho
Direção de Roberto Gervitz, com Marcos Breda , Malu Mader e Betty Gofmann. Baseado no livro (e na história real) do escritor Marcelo Rubens Paiva. A trama conta a história de um jovem estudante que, ao mergulhar e bater a cabeça em uma pedra no fundo de um lago, torna-se tetraplégico.
Filhos do Silêncio
Direção de Randa Heines, com William Hurt e Marlee Martin. História de amor entre um idealista professor de deficientes e uma moça surda. No começo, ele a vê como um desafio à sua didática. Mas logo o relacionamento dos dois transforma-se num romance tão passional que rompe a barreira do silêncio que os separa.
Forrest Gump
Direção de Robert Zemeckis, com Tom Hanks e Sally Fields. Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.
Gente é Para Brilhar
Este DVD reúne seis documentários apresentando experiências de jovens que vivem em condição de exclusão social, deram a volta por cima e hoje são destaques na arte, no esporte, na educação. Nos bastidores dez estudantes de escolas públicas também mostraram seus talentos para a arte. Eles aprenderam técnicas audiovisuais, trabalhavam como assistentes durante as gravações e produziram dois vídeos experimentais
Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador
Ffilme de Lasse Hallstrom com Leonardo DiCaprio (sua primeira indicação para o Oscar) e Johnny Depp. A história se passa numa idílica cidadezinha do interior, onde vive Gilbert Grape, um adolescente que sustenta a família desde a morte do pai.As irmãs, o irmão deficiente intelectual e a mãe que não pára de comer desde a morte do marido. A chegada de uma jovem (Juliette Lewis) dará a Gilbert a possibilidade de pela primeira vez fazer suas escolhas.
Jennifer 8
Direção de Bruce Robinson, com Andy Garcia e Uma Thurman. Policial investiga uma série de crimes, nos quais a única testemunha é uma garota cega e que também pode ser a próxima vítima.
Johnny Vai à Guerra
Primeiro e único filme dirigido pelo escritor e roteirista Dalton Trumbo, Johnny Vai à Guerra é um monumento cinematográfico contra todas as guerras: do passado, do presente e do futuro.
Vencedor do Prêmio Especial do Júri e do Prêmio da Crítica (FIPRESCI) no Festival de Cannes, em 1971, Johnny Vai à Guerra é um filme tão aterrador quanto necessário.
Lua de Fel
Direção de Roman Polanksi, com Hugh Grant, Peter Coyote, Kristin Scott Thomas, Emmanuelle Seigner. Um casal de ingleses embarca em um cruzeiro marítimo para a Índia, onde conhecem uma bela francesa e seu marido paraplégico, que conta a eles a história do relacionamento que tem com sua esposa.
Luzes da Cidade
Direção de Charles Chaplin, com Charles Chaplin, Hank Mann. Vagabundo se apaixona por jovem florista cega, que pensa que ele é milionário por causa de uma pequena confusão. O homem rico é, na verdade, um sofredor prestes a cometer suicídio, salvo por esse mesmo vagabundo.
O Milagre de Anne Sullivan
Direção de Arthur Penn, com Anne Baxter e Patty Duke. A história real de Helen Keller, que ficou cega e surda com pouco mais de um ano de idade e de sua professora Anne Sullivan.
Nascido em 4 de Julho
Direção de Oliver Stone, com Tom Cruise, Bryan Larkin. Baseado na história real de Ron Kovic, um rapaz com muitos sonhos e ideais. Ao deixar a namorada e a família para lutar no Vietnã, ele é ferido e torna-se paraplégico. Chegando aos Estados Unidos, é recebido como herói, mas logo se vê diante de uma sociedade que nutre preconceitos contra seus deficientes físicos.
O Colecionador de Ossos
Direção de Philip Noyce, com Denzel Washington e Angelina Jolie.
Um assassino está a solta nas ruas de Manhattan. Com a cidade mergulhada no medo, um detetive astuto mas tetraplégico é o responsável pelo caso. Com a ajuda de uma nova patrulheira de rua, os dois devem penetrar na mente desta terrível psicopata e derrotá-lo em seu próprio jogo.
O Despertar para a Vida
Direção de Neal Jimenez e Michael Steinberg.Com Eric Stoltz, Helen Hunt, Wesley Snipes. Um jovem escritor, um motociclista rebelde e racista e um alcoólatra negro acabam-se encontrando em uma enfermaria.
Paraplégicos, descobrem que os preconceitos e vícios devem ser superados para recomeçar a vida. Aos poucos, trocam experiências e surge uma forte amizade entre eles. Porém, as visitas da amante do escritor começam a estabelecer um clima de tensão.
O Franco Atirador
Direção de Michael Cimino, com Robert de Niro, Christopher Walken, Meryl Streep. Três amigos de uma pequena cidade vão para o Vietnã, onde logo as coisas ficam complicadas. Caindo nas mãos dos vietnamitas, são obrigados a jogarem roleta-russa. Eles conseguem fugir, mas suas vidas nunca mais serão as mesmas depois de terem experimentado os horrores da guerra.
O Homem Elefante
Direção de David Lynch, com Antony Hopkins, John Hurt e Anne Bancroft. História de um homem que nasceu com uma deformidade física e que é explorado como atração circense.
O Óleo de Lorenzo
Direção de George Miller, com Susan Sarandon e Nick Nolte. Em 1984, um médico diagnostica em um garoto uma doença rara , dando-lhe no máximo mais 2 anos de vida. Inconformados com esta situação, seus pais passam então a pesquisar sobre a doença, a fim de encontrar algo que possa ajudar o filho.
O Piano
Direção de Jane Campion, com Holly Hunter, Harvey Keitel, Sam Neil. No século 19, Ada, mulher muda desde os 6 anos, sai da Grã-Bretanha rumo à Nova Zelândia para casar-se com fazendeiro e acaba cobiçada por um rude vizinho do marido.
O Povo x Larry Flynt
Direção de Milos Forman, com Woody Harrelson e Courtney Love. O filme conta a vida de Larry Flynt, polêmico editor da revista Hustler, que enfrentou vários processos na justiça americana e sofreu um atentado que o deixou paraplégico.
Perfume de Mulher
Direção de Martin Brest, com Al Pacino, Chris O’Donnell, Gabriele Anuar. Em busca de realizar um antigo sonho, um militar cego contrata um jovem e inexperiente estudante para ajudá-lo a passar um fim de semana em grande estilo.
Quatro Casamentos e Um Funeral
Direção de Mike Newell, com Hugh Grant, Andie MacDowell, Kristin Scott Thomas. No casamento de um amigo, um homem conhece uma bela americana por quem se apaixona, mas tem dificuldade de assumir relacionamentos. Porém, três casamentos e um funeral depois, a situação entre eles pode enfim mudar.
Rain Man
Direção de Barry Levinson, com Dustin Hoffman e Tom Cruise. Um jovem viaja a asilo a fim de aproximar-se do irmão autista, que não vê desde pequeno, e herdar toda a fortuna paterna sozinho. Em sua viagem de volta, os dois redescobrem antigos sentimentos e passam a viver juntos e sem ressentimentos.
Shine - Brilhante
Direção de Scott Hicks, com Geoffrey Rush. Um jovem talentoso na música precisa enfrentar o pai dominador e seus próprios problemas psicológicos em busca da perfeição.
Simples como Amar
Direção de Garry Marshall, com Juliette Lewis, Diane Keaton, Giovanni Ribisi. Uma garota com deficiência intelectual começa a namorar. O relacionamento é desaprovado por sua mãe protetora, o que faz com que a garota queira cada vez mais liberdade em sua vida.
Sonata de Outono
Direção de Ingmar Bergman, com Ingrid Bergman. Uma pianista visita a filha, no interior da Noruega. Enquanto a mãe é uma artista de renome internacional, a filha é tímida e deprimida. Esse encontro tenso, marcado por lembranças do passado, revela uma relação repleta de rancor, ressentimentos e cobranças.
Um Clarão nas Trevas
Direção de Terence Young, com Audrey Hepburn,Alan Arkin e richard Crenna. Uma boneca recheada de heroína é a razão desta trama que envolve Roat, um frio assassino psicopata, e Suzy, uma moça que ficou cega e ainda não aprendeu a viver na escuridão. Seus caminhos se cruzam em uma noite de medo e agonia, onde a escuridão é a única chance de fuga para Susy.
Testemunha do Silêncio
Dirigido por Bruce Beresford com Richard Dreyfuss e Linda Hamilton, John Lithgow, Liv Tyler e J. T. Walsh. Não há pistas, nem motivos, nem suspeitos. E a única testemunha ocular sabe que nem tudo poderá ser dito. Ele é uma criança autista de nove anos cujas memórias do brutal massacre dos seus pais estão seladas dentro dele - a não ser que o psicólogo infantil possa acessá-las.
Uma Mente Brilhante
Direção Ron Howard, com Russel Crowe e Jennifer Connelly. História real do brilhante matemático John Nash, que está prestes a obter o reconhecimento internacional, mas descobre ter esquizofrenia.
Fonte: IBDD


_________________________________________________________________________________



Arte e humor a serviço da inclusão


Capa livro Os Inclusos e os SisosHumor, juventude, coragem e acessibilidade: esse é o fio condutor do livro de arte Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade a ser lançado pela ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão no dia 18 de janeiro, na livraria Argumento, no Leblon, Rio de Janeiro. Inovador também no estilo, a obra foi escrita na forma de um espetáculo teatral e integra a coleção “Jovens que Querem Mudar o Mundo”, da ONG.
O relato traz a história de cinco jovens atores e atrizes, então estudantes de artes cênicas da UNIRIO, que em 2003 aceitaram um desafio proposto pela Escola de Gente e se dispuseram a sair pelo Brasil mobilizando platéias para a causa da diversidade e da inclusão.
Trata-se do 12º livro da jornalista Claudia Werneck, reconhecida pelo modo instigante como, desde 1991, aborda o tema inclusão e direitos humanos. A autora tem mais de 200 mil livros vendidos sobre o assunto em português, inglês e espanhol, para crianças e adultos, e foi uma das primeiras autoras da América Latina a escrever sobre sociedade inclusiva, recebendo prêmios e apoios internacionais.
O livro tem patrocínio das empresas Fosfertil e Metrô Rio por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e é composto pelo registro de 18 fotógrafos que acompanharam o grupo pelo Brasil. A capa e a contracapa são de Luciano Bogado. Diego Molina, um dos integrantes de Os Inclusos e os Sisos, foi parceiro de Claudia Werneck na concepção e produção dos textos.


Livro é exemplar no quesito acessibilidade

A publicação Os Inclusos e os Sisos será lançada em oito mídias. Tudo para que o conteúdo da publicação possa ser acessado por pessoas analfabetas, surdas, cegas, com deficiência intelectual, dislexia, qualquer dificuldade motora ou de leitura, em função de acidentes vasculares cerebrais ou doenças degenerativas ou de algum modo limitantes.
A obra é mais uma parceria da ONG com sua incubadora, a WVA Editora, especializada em inclusão e formatos acessíveis. Além de um formato em espiral que facilita o manuseio por parte de pessoas com dificuldades motoras, a publicação impressa em tinta vem acompanhada de dois CDs: o primeiro traz uma versão em áudio do livro, com música; o segundo, traz o mesmo conteúdo em PDF, OpenDoc, TXT e Daisy. Todas as versões têm a descrição de cada foto e imagem encontrada no livro impresso em tinta. O lançamento da obra em outras mídias é uma postura alinhada com a legislação nacional e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, da qual a Escola de Gente participou.


Fotos, cor, leveza e muita provocação

Em seis anos de existência, Os Inclusos e os Sisos já se apresentaram para mais de 30 mil pessoas, realizando 115 espetáculos em 20 cidades de 13 estados de todas as regiões do Brasil. Formaram platéias com um olhar inclusivo em escolas públicas, teatros, empresas, comunidades populares, eventos e fóruns de políticas públicas.  Em 2007, o grupo passou a integrar a Rede Latino-americana de Arte para a Transformação Social, apoiada pela Fundación Avina.
Textos, cenários, figurinos e coreografias são criados pelo grupo, que se encarrega também da direção e produção musical. Ao longo de seis anos, já foram criadas 45 esquetes e algumas peças como “TV Infância” e “Ninguém mais vai ser bonzinho”, que se tornou, em 2007, o primeiro espetáculo teatral no Brasil a oferecer simultaneamente à platéia intérprete de Libras, legenda, audiodescrição e programas em braile. Em 2009, “Ninguém mais vai ser bonzinho”, percorreu os estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, além do Distrito Federal com patrocínio da Oi e da MRS Logística.


Distribuição gratuita para mais acesso à cultura

A Escola de Gente tomou a decisão de não vender a obra para facilitar o acesso a pessoas e instituições interessadas em conhecer livros em formato acessível e também a história de um grupo de teatro que coloca a sua arte a serviço da inclusão. Coerência entre conteúdo e forma, esta é a mensagem da Escola de Gente.


Perfil da obra

Título: Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade
Autora: Claudia Werneck
Concepção e realização: Escola de Gente – Comunicação em Inclusão
Editora: WVA Editora
Número de páginas: 242
Tiragem: 3 mil exemplares impressos em tinta, CD de áudio, TXT,OpenDoc, PDF e Daisy; o livro também pode ser encontrado em fita K7 e em DVD em Libras.
Patrocínio: Fosfertil e Metrô Rio
Apoio: Lei Federal de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura



Fotografias

Andressa Anholete, Arquivo fotográfico da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão,  Arquivo fotográfico da Urbi et Orbi, Bruna Gonçalves, Camila Souza, Cícero Bezerra, Claudia Perroni, Cristiana Isidoro, Daniela Pinheiro, Frederico Mendes, Ivayr Borges, Leonardo Miranda , Luciano Bogado, Maicon Camargo, Mila Petrillo, Otávio Souza (Arquivo fotográfico do site Claro Curtas), Paulo Rodrigues e Thiago Barros.