segunda-feira, 17 de maio de 2010

Novas tecnologias facilitam vida de deficientes


Entre as novidades que vão estar na feira que começa nesta quinta em São Paulo, um computador com teclado virtual e um carro especial


Uma feira de tecnologia, que será aberta nesta quinta-feira, em São Paulo, vai apresentar o que há de mais novo na tentativa de facilitar a vida dos portadores de deficiência.


Pra usar o computador, basta olhar pra ele. O movimento da cabeça mexe o cursor na tela. As piscadinhas ou até a boca fazem o clique em cima da letra, no teclado virtual. Sem precisar das mãos, as palavras vão aparecendo.

“Esse usuário vai ter todos os movimentos da face enxergados por essa câmera. Essa câmera permite navegar na internet, fazer pesquisas, participar de redes sociais, qualquer outro tipo de
aplicativo de computador”, explicou a gerente de comunicação Fabiana Rosa.

Os aparelhos para surdez estão ficando menores e mais inteligentes. Um deles se adapta ao volume do som ambiente. “Quando o paciente se encontra num lugar mais ruidoso, então o aparelho vai aplicar uma compressão pra fazer com que esse ruído não cause um desconforto pra audição do paciente”, informou a fonoaudióloga Patrícia de Rissio.

Paola Klokler é jogadora de basquete, mas só agora vai poder treinar em equipamentos adaptados. “Precisava sempre de uma pessoa pra me colocar nos equipamentos, me tirar dos equipamentos”, contou.

Talvez um dos maiores símbolos de independência pra quem tem deficiência física seja a capacidade de dirigir um carro, de ir aonde quiser. E, graças à engenharia, pessoas com limitações mais graves estão tendo a chance de fazer isso.

Alan Mazzoleni ficou tetraplégico depois de um acidente. Nesta quarta-feira, ele testou um carro com equipamentos especiais: o volante tem encaixe pro punho, o freio e o acelerador ficam numa alavanca. Foi uma experiência única.

“Eu nunca dirigi. Essa é a primeira vez na minha vida toda. É fantástico. Estou quase querendo trocar pela minha cadeira de rodas. Pena que eles não vão querer né?”, brincou.

Fonte:Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário